domingo, 8 de julho de 2012

Nina Simone

Nina Simone é o tipo de artista que é artista por destino, que vive a arte na pele pra poder transmitir para o público. Suas músicas transmitem todo esse espírito artístico de Nina, te levando a dançar dentro de você mesmo, é algo que ecoa no seu ouvido e lhe causa arrepios, um arrepio gostoso que te faz querer mais. Uma mulher de voz incrivelmente marcante e dolorosa, quem ouve Nina uma vez nunca confunde sua voz e não é só pelo timbre espetacular, mas pela forma como ela canta, fazendo carinho com o ouvinte e nas músicas mais dramáticas dando um tapa nos ouvidos.

Além de incrível cantora, também é exímia pianista. Eunice Kathleen Waymon queria ser reconhecida como Pianista Clássica, mas todo o público de Nina a enxerga não só como uma Pianista, mas como uma grande e pesada voz do "Ativismo de Cor". Nina começou a tocar piano por uma simples brincadeira, sua mãe uma empregada doméstica a viu tocar a incentivou a aprender o instrumento. A partir daí começou a ter seu contato mais aprofundado com o instrumento onde teve aulas de piano clássico desde muito cedo. Nascia aí a minha grande inspiração para escrever a Saga Birds.

Nina desde muito nova teve que lidar contra o racismo, quando tinha apenas 11 anos, onde realizou seu primeiro recital, sua família foi retirada da fila da frente para dar lugar a uma família de brancos, Nina mostrou que tinha garra e se recusou a tocar até que a desfeita com sua família fosse revogada. Quando jovem, já trabalhando as escondidas em bares com o nome artístico de Nina Simone, foi ameaçada a não somente tocar, como fazia outrora, mas a cantar também, já que o dono do bar insatisfeito a pressionava, Nina teve que cantar, mas aliou o Piano Branco com a voz negra que tinha e criou uma das melhores combinações artísticas que já se ouviu em todo o mundo. Nina teve diversos motivos para desistir, mas não desistiu. Uma mulher como Nina mostra que quem tem talento, não precisa de outra coisa.

Obrigado Nina, por ter dado ao mundo o tapa na cara que merecia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...